quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Cuidando do Pastor


“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.” – Hebreus 13.17





No dia 15/02, participei do Culto de Abertura do Ano Letivo no Seminário Teológico do Norte - SPN, e lá fui edificado pela palavra do SENHOR, pregada pelo Rev. Fernando Brito, pastor da 1a IP de João Pessoa. O texto base para a pregação foi Malaquias 2.1-8.

A mensagem foi direcionada aos estudantes de teologia, futuros pastores, que estavam iniciando mais um ano em sua formação, e aos que iniciam seus estudos neste ano. A palavra do SENHOR é sempre muito apropriada e vem no momento certo. A palavra foi útil para estes, mas também encontrou morada em meu coração, me fazendo refletir sobre alguns assuntos, dos quais trago um deles ao conhecimento dos queridos irmãos em Cristo.

O versículo 7 de Malaquias cap. 2, me chamou a atenção, pois mostra a responsabilidade de nosso sacerdote, o Pastor da igreja, quanto ao conhecimento e a instrução no SENHOR, pois ele é o mensageiro do SENHOR dos exércitos. A Palavra de Deus exposta para a igreja, deve sempre dar honra ao nome do SENHOR, nosso Deus e Pai.

Ainda refletindo neste tema, na leitura devocional que fiz no dia 16/02, lendo Hebreus 13.17-19, aprendemos que devemos obedecer e sermos submissos aos nossos guias, e entendo como guia o Pastor da Igreja. Os pastores estão semana após semana "explicando com cuidado a Palavra de Deus, nos desafiando a viver segundo os padrões de Cristo". Devemos olhar para o pastor como líder exemplar e nosso guia espiritual diante de Deus, e essa obediência e submissão não tem por objetivo gratificar o sentido de poder ou incrementar seu prestígio. O velar por nossas almas é uma grande tarefa do Pastor, o qual terá grande alegria em ver que aqueles aos quais conduz estão firmados no caminho do SENHOR.

Finalizo afirmando, que precisamos apoiar e encorajar o Pastor da igreja em suas atividades, devemos sustentá-lo com nossas orações, e aliviarmos sua carga, de forma que tenha tempo de leitura e estudo profundo da Palavra, a fim de adquirir sempre mais conhecimento e sabedoria para instruir a igreja e ser exemplo de vida a ser seguido.

Honramos a Deus, quando honramos quem Ele designou como nosso Pastor.

Que o SENHOR dos exércitos renove sua misericórdia em nossas vidas.

Um comentário:

Wavell Souza disse...

Que bela palavra meu irmão, realmente é maravilhoso quando a igreja apoia e, acima de tudo, ora em intercessão pelo seu pastor. Um abraço meu querido, pra você e para sua família.