quarta-feira, 19 de março de 2014

A Importância da Igreja

"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito." - Efésios 5.25-27


Essa passagem está dentro de um contexto que fala sobre o lar cristão, especialmente sobre o relacionamento entre marido e mulher, somos encorajados como maridos a amarmos nossas esposas com o mesmo amor de Cristo pela igreja, um amor sacrificial, santificador e sustentador, porém quero chamar atenção neste texto, para a importância da igreja. Leia novamente o que a Bíblia nos apresenta.

Nós temos tantos afazeres, é tanta agitação diariamente, que corremos o risco de considerar coisas importantes, como corriqueiras e sem seu devido valor. O valor e a importância da igreja passam por essa falta de valorização, por vezes tratamos a igreja como algo comum. Devemos lembrar que ela é o bem mais precioso que Cristo nos deixou, devemos encher nosso coração de alegria quando pensamos na igreja, por fazer parte dela, vivê-la, amá-la e importar-se com ela deve ser o nosso grande alvo como crentes no Senhor Jesus.

Quero apresentar algumas razões pelas quais devemos amar a igreja de Cristo.

A Igreja foi edificada pelo próprio Senhor Jesus
Essa é a primeira razão pela qual devemos amar a igreja, e não falamos da edificação, dos tijolos, cimento etc, falamos das pessoas. A igreja é o ajuntamento de pessoas vivas que professam a mesma fé, e que se reúnem para adorar a Deus em "espírito e em verdade" (Jo. 4.23-24). A igreja é um edifícil espiritual, e Jesus é o responsável por esta edificação, Ele constroi a igreja, que não está terminada, mas está sendo moldada e cresce para ser santuário dedicado ao Senhor. Nós estamos sendo edificados para sermos habitação do Espírito Santo de Deus. (Ef. 2.19-22). Mesmo em meio a tantas tribulações, a Igreja sempre será vitoriosa, pois pertence a Jesus Cristo, que derramou seu sangue por nós, Ele é a nossa segurança e esperança de vitória.

A Igreja é a concretização de uma plano eterno
A igreja é criação do próprio Deus, não nasceu da imaginação do homem, da noite para o dia, pelo contrário, nasceu na eternidade, ela faz parte do plano especial de Deus. O plano de Deus é escolher, salvar, santificar e glorificar pessoas, cada um que foi salvo, o foi para ser conduzido à santificação e à vida e piedade. Não podemos viver verdadeiramente em santificação e piedade fora da igreja. A igreja está inserida no mundo, nesta era corrompida e cheia de inquidade, mas caminha para outra pátria, a celestial. Nada neste mundo deve ofuscar a nossa visão acerca do futuro glorioso da igreja de Cristo, Ele virá buscar sua amada e levá-la para o reino de Deus Pai. A igreja não é um mero clube social, ela é o eterno plano de Deus para que seu povo pudesse se reunir em adoração, sendo moldada à imagem de Cristo, até o dia do retorno do noivo.

A Igreja é a realidade mais preciosa na Terra
Nada neste mundo se compara à grandeza e a preciosidade da igreja. O valor da igreja e o seu preço são mensurados pelo sangue de Cristo, derramado na cruz do calvário. Cristo sofreu por nós, e o sofrimento na cruz é a maior expressão do seu amor por nós. Ele morreu em nosso lugar, para nos salvar, santificar, justificar e purificar (veja o texto). Jesus fez por sua igreja o que ninguém mais poderia fazer, Ele se fez pobre para enriquecê-la com as glórias celestiais, e por tudo isso é que a igreja tem um valor inestimável.

A Igreja é uma expressão do céu
A igreja de Cristo é o céu na terra. Devemos entender que a igreja não é perfeita, ela não está livre de erros e problemas, o que dizemos é que a igreja é o único lugar onde tudo que ocorre no céu também ocorre na terra, a saber em algumas esferas: (a) Na adoração, que é sua principal atividade. A igreja existe para adorar a Deus. A adoração é uma atividade que acontece no céu e se reflete na terra. Todas as visões do céu contemplam a adoração a Deus. (b) Na exaltação de Cristo, que após concluir perfeitamente sua obra na terra, foi exaltado à destra do Pai. Quando a igreja se reúne em adoração, ela se reúne para exaltar a Cristo como seu Senhor e Salvador absoluto. (c) Na santidade e na pureza, a igreja é o reflexo do céu, por isso deve trabalhar para manter a sua pureza de vida. O céu é a expressão máxima da santidade de Deus, não se pode entrar ou permanecer no céu sem estar completamente puro. (d) Na comunhão dos santos, pois não há outro lugar para exercitar a verdadeira comunhão como na igreja, ela deve expressar a comunhão do céu. O céu é o lugar de perfeita comunhão entre Deus e os homens, e entre os próprios homens.

Podemos concluir dizendo que a igreja é uma instituição divina que está sendo edificada por Jesus Cristo e que é a concretização do plano eterno de Deus, sendo o bem mais precioso da terra e uma expressão do ceú. Somente na igreja nós vivenciamos um pouco daquilo que experimentaremos de maneira perfeita no céu. Devemos amar a igreja, como Cristo amou, vivê-la e apoiá-la com tudo o que somos e temos. Nada substitui nossa participação no culto: Lendo a palavra, orando, cantando, ouvindo com atenção o sermão, entregando nossos dízimos e ofertas, tudo com o coração alegre. Devemos manter nosso testemunho dentro e fora das portas da nossa igreja.

Rogo ao Senhor da Igreja, que continue renovando suas misericórdias sobre nós.

(#) Texto baseado na Revista A Igreja de Cristo - Palavra Viva, Cultura Cristã.

Nenhum comentário: