Qual o papel do marido no casamento? E na família? Chapman esclarece.
O papel do marido no casamento é uma das maiores confusões do mundo contemporâneo. Em um extremo está o conceito do marido dominador, aquele que toma todas as decisões e simplesmente informa a esposa a respeito do que eles vão fazer. No outro extremo está o marido mais "moderno", que espera que a esposa sustente a família e tome todas as decisões mais importantes.
Há um conceito entre estes dois extremos que é mais saudável, quando o marido é responsável, confiável, líder, mas não dominador, e profundamente comprometido com sua esposa e sua família. Este é o modelo bíblico de marido, nosso foco nesta reflexão.
Estereótipos extremos
Para alguns, os termos amoroso e líder são opostos. Algumas pessoas simplesmente não conseguem conceber que os dois conceitos funcionem em conjunto. Sua ideia de liderança é o ditador autoritário, que rege a família com punhos de aço, e seu conceito de amor é fraco. Mas, na Bíblia, o marido não cabe em nenhum desses estereótipos. Por um lado, ele está em contato com seus próprios sentimentos e é capaz de expressar tanto dor quanto alegria, simpatia e encorajamento. Por outro lado, ele é forte e confiável, tendo um senso de responsabilidade pelo bem-estar de sua esposa e sua família.
Comunicação é a chave
Liderança contém comunicação. O marido deve amar e prover para a esposa como Cristo amou e cuidou da Igreja. Mas como pode o marido fazer isto, se não conhece as necessidades dela? Devemos tomar a iniciativa, fazendo perguntas e escutando, a fim de "conhecermos" nossa esposa e, assim, sermos capazes de satisfazer suas necessidades. Será que Deus nos convida a chegar a Ele com nossas necessidades, e anunciar nossos pedidos? Por que o marido não deveria fazer o mesmo?
O modelo perfeito
Maridos: ser um líder amoroso requer que coloquemos nossas esposas no topo da nossa lista de prioridades. Cristo é nosso exemplo. Ele amou a igreja e deu a si mesmo por ela, ele derramou seu sangue por ela, e agora, como nosso Salvador, ele ora por nós. Que modelo! Assim, o esposo que leva a Bíblia a sério transformará sua esposa em sua prioridade número um. Ele se perguntará: O que posso fazer por ela para melhorar sua vida? Ele vai orar diariamente por ela, pelas realizações dela.
Assim como Cristo derrama sobre nós bênçãos diárias, também o marido, como líder amoroso, derramará sobre a esposa atos e palavras que digam: Eu amo você. E ela? Ela seguirá sua liderança, também demonstrando seu amor.
Autor: Gary Chapman (Excertos extraídos de Five Signs of a Loving Family)
Fonte: Editora Mundo Cristão
Nenhum comentário:
Postar um comentário