domingo, 17 de abril de 2011

Está Consumado!

"Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito" - João 19.30

Gostaria que cada um visualizasse esse homem pendurado na cruz, humilhado, ensangüentado. Há uma manifestação grandiosa da natureza, o céu escurece e há um grande alvoroço, as pessoas choram comovidas pelo sofrimento, ouvem-se muitos gritos de apoio e outros de repudio àquele homem. O homem na cruz então faz um último grande esforço, enche o peito e grita: Está Consumado!

Mas o que estava consumado?

O plano de salvação, redenção, justificação do homem, que fora arquitetado por Deus, estava consumado. O trabalho estava terminado, a tarefa de escolher e treinar embaixadores terminara. O cordeiro santo fora imolado, o sangue derramado e a ligação espiritual com Deus restabelecida.

Precisamos entender o grande significado da exclamação de Cristo na cruz.

A obra do Senhor Jesus na cruz foi voluntária, sacrificial, substitutiva e expiatória. Cristo pagou o preço por nossos pecados e demonstrou o amor constante e eterno de Deus por nós, sem mesmo merecermos.

Ele nos deixou seu exemplo, não para ser ignorado, mas para seguirmos seus passos. Jesus não desistiu, Ele completou sua missão, enquanto nossa incapacidade de ir até o final é vista nas menores coisas, tais como: um livro lido pela metade, a revista da EBD que não estudamos, um regime colocado de lado; ou nas coisas maiores, tais como: uma fé vacilante onde desistimos de confiar em Deus, um mundo não-evangelizado quando desistimos de proclamar a palavra do Senhor e testemunhar com nossa própria vida, ou um casamento falido quando desistimos de amar, perdoar e nos comunicar com o outro.

Nós devemos olhar para a cruz e vermos a obra consumada, mas também devemos reconhecer que somos pecadores e precisamos nos arrepender, que devemos deixar os nossos “deuses” para trás, devemos buscar ao Senhor Jesus Cristo em primeiro lugar e nos santificar a cada dia.

A obra consumada de Cristo nos beneficia se:

1 – Nosso coração se entristece pela certeza de sabermos que somos pecadores;
2 – Estivermos livres do poder e da poluição do pecado;
3 – Deixarmos de amar o mundo; e,
4 – Formos uma nova criatura.

Toda Honra, toda Glória, todo Louvor e toda Adoração sejam a JESUS CRISTO hoje e eternamente. Amém!

Um comentário:

Analúcia Falcão disse...

Que Deus continue ti iluminando e ti capacitando para tudo quanto venhas a escrever seja para glória do nosso Senhor Jesus Cristo.