domingo, 28 de agosto de 2011

A Decisão - Encontre o caminho

"Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela." - Mateus 7.13-14

Imagine a seguinte situação: você está programando uma viagem de férias, viagem longa e desejada há tempos. Você arrumou tudo, economizou, fez vários planos de como melhor aproveitar a viagem e tudo o mais. Na hora do embarque, se engana, e sobe no vôo errado e segue noutra direção. A viagem tão sonhada, que traria muito prazer, torna-se um problema e uma chateação sem tamanho.

Quero ilustrar com essa pequena história, a situação de muitas pessoas com relação à viagem da vida. Acreditam que muitos são os caminhos que nos levam a Deus, que tudo é válido, que basta realizar boas obras, que basta ter fé, que basta acreditar e pronto, está tudo certo.


A Bíblia nos ensina diferente. Cristo nos apresenta apenas dois caminhos possíveis, e uma escolha correta.

Não podemos ignorar que todas as nossas decisões geram consequências e terão resultados que devemos assumir. Isso é fácil de aceitar na vida material, entretanto na vida espiritual é outra história, tudo fica relativo, as pessoas não tomam posição, não querem ser chamadas de extremistas e fanáticas, ou estarem "fora de moda", não se comprometem e ignoram as consequências dos caminhos que tomam.

O Caminho Largo
O primeiro caminho apresentado é fácil, espaçoso, confortável e tem um lindo visual. Nesse caminho ninguém precisa ter compromisso, o "lance" é fazer o que manda seu coração, nada de sacrifício ou renúncia, até porque não tem nada a ver com nossos dias, é cada um na sua, aproveitando o máximo que puder sem pensar em consequências. Existe uma multidão que segue por esse caminho e você pode seguir a multidão, fazer o que todos fazem, satisfazer seus desejos e inventar mil coisas para preencher aquele vazio que existe lá no fundo do seu ser. Entretanto nada satisfaz completamente, a alegria logo passa, a festa acaba e a ressaca fica, os problemas também, parece que falta algo e a eterna busca de uma nova alegria para preencher o vazio recomeça.

A porta que dá acesso a esse caminho é enorme, dá pra entrar abraçado com a "galera" toda, e não precisa se desfazer de nada, nem do pecado, nem do orgulho, nem do egoísmo e nem da justiça própria. Nesse caminho existe até uma religiosidade, mas ela é esquisita, pois não exige mudança, não produz certezas e fortes convicções, não provoca arrependimento, humildade, é uma religião fácil, liberada e permissiva, bem o "jeitão da galera", bem como o diabo gosta.

O destino final desse caminho é terrível, leva à perdição eterna, produz uma falsa ilusão e leva o homem para uma vida eterna longe de Deus. Parece maravilhoso, é sedutor e agradável no início, mas é um caminho suicida, está cheio de falsas alegrias e prazeres superficiais.

"Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." - Provérbios 14.12

O Caminho Estreito
Jesus nos apresenta então o segundo caminho disponível. Esse é um caminho apertado, que parece muito difícil, neste caminho você não consegue entrar em turma, apenas um de cada vez, mas cabe todo mundo. A entrada é uma decisão pessoal e intransferível. Neste caminho você não é mais dono do seu nariz, mas não é escravo dos seus desejos; e não corre mais de um lado a outro procurando novidades. O "lance" aqui é vida com compromisso e autenticidade. Aquele vazio e a insatisfação que sempre voltavam se tornam fracas e uma grande paz interior começa a preencher o "buraco negro" do nosso ser.

A porta desse caminho é estreita e as pessoas entram uma a uma. Neste caminho vemos menos pessoas, ele é mais deserto, pois exige esforço, não é o caminho mais popular, das massas, da maioria, mas é um caminho de pessoas conscientes. Andar por este caminho exige uma mudança, não se pode continuar como éramos antes. Pode parecer realmente estranho no início, mas o fim é a felicidade eterna.

O destino que esse caminho nos leva é maravilhoso, ele conduz à vida e à eternidade na presença de Deus. Esse caminho nos leva a uma realização como ser humano, gera paz interior, satisfação verdadeira e segurança quanto ao futuro.

Reflita sobre qual caminho você tem andado e qual o destino final desse caminho. Acredito que já é possível perceber o caminho que você está seguindo, e caso queira mudar de direção na sua vida, vou apresentar a porta de entrada para o melhor caminho: Jesus Cristo.

Jesus sofreu levando sobre si os nossos pecados, morreu na cruz para nos libertar e reestabeleu a ligação espiritual que a humanidade havia perdido com Deus. Jesus é a porta (João 10.9), Jesus é o único caminho (João 14.6) e Jesus é a linha de chegada (Apocalipse 21.6). Tudo começa, prossegue e termina com Ele. Não depende das nossas obras, de nossos merecimentos, dos astros e nem das variações de humor, nossa segurança está em Jesus e na sua obra consumada na cruz.

Deus nos abençoe!

(*) Texto baseado na Revista "Seguindo a Jesus", lição 1 - Editora Cultura Cristã.

Nenhum comentário: