domingo, 10 de abril de 2016

Escolhe a vida

"Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." - Deuteronômio 30.15,19



Qual a vontade de Deus para nossas vidas? Já fizemos essa pergunta? E Se não conseguirmos descobrir a vontade de Deus pra nossa vida?


Pra muitas pessoas a vontade de Deus pode ser como uma agulha no palheiro, ou seja, ela está escondida, ou pode estar entre as muitas escolhas que fazemos, está vencida pelas escolhas erradas. Talvez nós tenhamos pensado dessa maneira em algum momento da nossa vida, ou mesmo agora, nós pensemos assim.

Todavia, essa é a visão errada da vontade de Deus, e isto é fruto da visão errada que temos do próprio Deus. Nosso Deus não tem prazer em nos ver perdidos, perambulando, procurando, pelo contrário, Ele se revela a nós através de sua Palavra, pois Ele quer que saibamos a sua vontade.

Por isso Deus expõe de forma clara e simples, apenas duas opções: “A vida e o bem” e “A morte e o mal”, não existe meio-termo. Jesus Cristo faz o mesmo em seu Sermão do Monte (Mt 7.13-14), Ele nos apresenta duas portas: a Estreita (que conduz para a vida) e a Larga (que conduz à perdição).

Ao lermos os versículos 16, 17 e 18 de Deuteronômio 30, encontramos a orientação de como fazer as escolhas.

Para escolhermos "A vida e o bem" devemos: Amar ao SENHOR, Andar em seus caminhos e Guardar os seus mandamentos, estatutos e seus juízos. Ao fazermos isso, a Palavra de Deus nos diz que viveremos, nos multiplicaremos e seremos abençoados (v.16). Assim teremos uma vida abençoada, casaremos, teremos filhos e acompanharemos seu crescimento, veremos os filhos dos nossos filhos, seremos bem sucedidos e herdaremos os céus, a vida eterna com nosso Eterno Deus.

Porém, se vamos escolher "A morte e o mal" basta nosso coração se desviar dos estatutos e caminho do SENHOR, não darmos ouvidos ao que o SENHOR fala em sua Palavra e sermos seduzidos, nos inclinarmos a outros deuses e os servirmos. Assim pereceremos e nossos dias serão curtos (v.18). Outros deuses podem ser quaisquer coisas que ocupem nosso coração no lugar do DEUS grandioso, SENHOR da terra e céus, pode ser o marido, a esposa, os filhos, o namorado (a), o futebol com os amigos, a novela, o trabalho e muitas outras coisas, cada um deve se examinar, identificar e eliminar esses outros deuses.

Deus nos propõe vida e morte, mas devemos guardar sempre que a vontade de Deus para cada um de nós é VIDA. O SENHOR nos diz: “...escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (v.19). A Palavra de Deus é VIDA, ela deve ser nosso guia, ela é nossa única regra de fé e prática, e JESUS é o evangelho, Ele é o exemplo perfeito para seguirmos.

Somente Deus nos concede sabedoria necessária para fazermos as melhores escolhas, as escolhas mais seguras para a vida.

Que Deus seja louvado!

Nenhum comentário: