domingo, 10 de outubro de 2010

Uma Nação Idólatra

Idolatria tem origem nas palavras: Eidolon (imagem) + latreia (culto), ou seja culto a imagem/ídolo e ídolo é qualquer coisa ou pessoa que colocamos no fundo do coração, em primeiro lugar, depositando nela grande confiança, o que faz dela um deus (com “d” minúsculo). Sendo assim, idolatria pode ser a dedicação a uma imagem, a um ídolo, a um líder religioso, a um deus, a um “santo”, ao poder e a seres ou coisas concretas ou não, reais ou imaginárias, uma vez que até deuses pagãos são criações da mente. É possível idolatrar-se um emprego, um automóvel, um filho e a nós ou a atitudes nossas, o que faz com que Deus perca a primazia.

Nos próximos dias a maioria da nação brasileira estará prostrada em adoração a uma imagem, retirada de um rio e colocada num altar, imagem que já foi quebrada, tendo que ser restaurada e novamente colocada para veneração pelo povo religioso.

Como pode uma imagem que não consegue nem sequer proteger a si mesma de um iconoclasta ser considerada a protetora da nação brasileira? a padroeira do Brasil? Isso tem me incomodado. A Bíblia condena a idolatria desde os primórdios da criação, e ela acompanha a história da humanidade até os dias de hoje.

Encontramos textos bíblicos explícitos condenando a prática da idolatria, senão vejamos Êxodo 20.3-4, que trata dos dez mandamentos e onde lemos: "Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra."

O apóstolo Paulo, em 1Coríntios 6.9 nos diz que os idólatras não herdarão o reino de Deus. Como não ficar incomodado e triste com tudo isso, sabendo que muitos amigos e familiares que ainda estão cegos, sem aceitar que a verdadeira adoração deve ser para Deus, através de Jesus Cristo, que é O Caminho, A Verdade e A Vida, o único e verdadeiro mediador entre Deus e os homens, podem estar condenados à danação eterna?

A idolatria distorce o culto ao eterno e verdadeiro Deus, leva a uma cegueira espiritual, sem falar que é um contrasenso, pois o homem venera algo que é obra de suas mãos, é o criador (homem) adorando a criatura (imagem). Toda honra, glória, louvor e adoração deve ser dada somente a Deus, ao criador de todas as coisas, ao Deus que nos amou de tal maneira que mesmo sem merecermos nada, enviou seu filho Jesus para morrer na cruz por nós, para nos purificar e justificar, para nos dá vida, sendo esse sacrifício suficiente para nos resgatar das mãos de satanás, e nos dando a possibilidade de sermos feitos filhos de Deus, a saber, os que creêm no Seu nome.

É lamentável que todos os distritos e cidades de nosso País, muitas propriedades agrícolas e pontos comerciais ou industriais sejam dedicados a um deus, a um “santo”, e tenham tanta devoção a eles, considerando-os padroeiros. Isso pode trazer graves conseqüências, e depois, o povo que aprova esse procedimento vai se queixar. Quando observamos a história bíblica, percebemos como Deus tem castigado o povo de Israel por causa da idolatria, me pergunto quais castigos não seriam decorrentes da idolatria praticada pelo povo brasileiro. No Salmo 33.12 podemos ler "Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança", e "Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR!" no Salmo 144.15.

Senhor Deus, criador de todas as coisas, somente Tu és digno de receber toda honra, glória, adoração e louvor, suplico-Te Senhor meu, que tenha misericórdia de nós e que continue a cuidar do povo brasileiro, mesmo que não sejamos merecedores do teu cuidado e da tua misericórdia. Desperta em nós o desejo de proclamar a verdade da Tua palavra e anunciar o evangelho transformador. Em nome de Jesus, Teu filho amado e nosso Salvador. Amém.

Nenhum comentário: